sábado, 22 de fevereiro de 2014

Bruxelas

Começando bem a viagem, a Alitalia conseguiu quebrar a minha mala no primeiro dia de viagem. Eu só vi quando cheguei no hotel, porque não está solto, comprei a mala novinha da Lepostiche. Espero que aguente pelo menos até o fim da viagem!! Não sei se a mala que não é boa o suficiente ou a companhia aérea que maltratou demais a mala. A marca é boa Stradda.


Eu fiz escala em Roma, então de Roma para Bruxelas olha a vista do avião dos Alpes Suiços!! Quem for fazer esse trajeto fique esperto com a vista!!


Chegando no aeroporto eu peguei um trem para o centro da cidade (7 euros) e de lá um taxi para o hostel (saiu 8 euros), que parece mais um hotel, o quarto é enorme (Le Lys d’Or).
Se alguém me perguntar "E ai o que tem em Bruxelas?"E eu vou falar, tem chocolate e cerveja!! De cada 2 lojas na rua, uma é de chocolate. Quem curtir chocolate e todas as suas variações já tem um destino certo!! E tem waffles em toda parte!


E como não podia faltar waffles de Nutela!



Leonidas é uma marca muito famosa por aqui, vale a pena!


Uma loja de chocolate é claro! Mas a vitrine chama muito a atenção, muito bonita!!


Morango no chocolate Belga Godiva, ruim não deve ficar!!


Mais chocolate!



E as cervejas é claro!! Eu não curto muito beber, estou mais para os chocolates!! Mas para quem gosta, encontrei um pessoal americano no café da manhã e eles curtiram bastante as cervejas!!


Atendendo a pedidos eu entrei na loja de Cervejas e tirei foto de algumas delas, tinha literalmente 250 tipos de cervejas!



Paisagem típica de Bruxelas, perto do Grand Palace.


Finalmente aproveitei uma brecha e do tempo fechado e tirei algumas fotos do Grand Palace de Bruxelas.



Símbolo da cidade, ele está em todos os lugares.


Para resumir, Bruxelas pode ser visto em 2 dias, o centro da cidade pode ser andado a pé facilmente. O sistema de metro é bem eficiente. Para ir a maioria das atrações turistícas vá até a estação de trem De Brouckerie. É bem fácil se achar por lá, tem muitas placas explicativas.

Espero que tenham gostado, o próximo é a Islandia! Terra do Fogo e do Gelo!!

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Escolha o seu tipo de viagem

Qual é o melhor tipo de viagem para você?



Se for sua primeira viagem e você se inspirou no meu blog, e ainda, decidiu ir por conta própria: Parabéns! Você está no caminho certo!

"Por onde eu devo começar?"
Comece simples, você ainda está pegando o jeito do viajante por conta. O mais simples, compre a passagem ida e volta para uma cidade, e reserve o seu hotel usando as dicas do outro post. Veja os passeios e anote tudo.
Destino sugerido: EUA. Querendo ou não, todo mundo sabe um pouco de inglês, já viu filmes e sabe o esquema. É um lugar familiar, a cultura é parecida com a nossa, você vai adorar! Se possível vá nas festas de fim de ano.
Destino Sugerido 2: Caribe, como Cancún. Cancún é muito fácil de ir por conta, é uma avenida principal com as atrações.

"Eu já fiz uma simples, e agora?"
Comece a complicar! Ida por uma cidade e volta por outra é um bom começo, já serão duas reservas de hotel e o dobro de passeios para pesquisar. Além disso, ainda terá uma passagem extra que será necessário para completar a viagem.
Destino Sugerido: EUA ou Europa. Se escolher Europa escolha cidades bem populares, como Londres, Paris, Roma e etc.

"Modo Avançado ON"
Destino Sugeridos: Vá para Europa com várias cidades.
Europa não é um destino complicado, mas como uma cidade é muito perto uma da outra, você fica tentado a ir em muitas delas. E o trem é barato e facilita muito as coisas por você já chegar no centro da cidade, não ter que passar pela alfândega e etc.

"Modo Hardcore ON"
Destino Sugerido: Ásia
A Ásia é um desafio a parte, eles NÃO falam inglês. Isso complica as coisas, como você pode imaginar! Nem o taxista do aeroporto de Pequim falava uma palavra de Inglês. Não sabia nem o básico, como preço ou os números! Desafio total! Mas não desanime! É a cultura mais diferente que você vai conhecer! E os desafio valem a recompensa. 

Minha viagem atual.



Aproveitando o post para falar da minha viagem atual e liberar a ansiedade de embarcar amanha:

Bruxelas - Bélgica (2 dias)
   avião ->
Reykjavik - Islândia (4 dias)
   avião ->
Bergen - Noruega (3 Dias)
   avião ->
Tromso  - Noruega (3 dias)
   avião ->
Bergen - Noruega (1 dia)
   trem + barco
Oslo - Noruega (2 dias)
   trem ->
Estocolmo - Suécia (3 dias)
   trem ->
Copenhagen - Dinamarca (3 dias)
   avião ->
Praga - República Tcheca (4 dias)

Total: 25 dias, 8 cidades, 5 passagens de avião, 3 de trem + 1 barco.

Tentarei postar sobre cada cidade de lá mesmo.

Até mais!

domingo, 16 de fevereiro de 2014

Escalas em Passagens Aéreas

A maioria das pessoas quando compra uma passagem aérea acha que a escala é uma chatice, "eu poderia chegar mais cedo ao meu destino", "vou ter que trocar de vôo" e etc. Mas para o viajante por conta e que tem criatividade, uma escala é uma oportunidade!
As companhias aéreas permitem que você fique por quanto tempo quiser no lugar que o vôo faz escala sem acréscimo no preço da passagem aérea, ou por uma diferença muito pequena.
"Mas e como eu faço isso?"É muito simples, no site da companhia aérea ou até mesmo no site do Decolar tem um tipo de pesquisa que chama "Múltiplos Destinos". Essa busca permite que na mesma reserva você consiga reservar vários vôos.
Então faça o seguinte, verifique no site do decolar em que lugares você tem de opção para fazer uma escala.
Segue alguns exemplos:

Avianca: escala em Bogotá (se você quiser ver um pessoal do exército colombiano no aeroporto é uma ótima escala uhauhauhhua).
Copa: Panamá
American, United, U.S Airways: algumas cidades americanas, Nova York, Miami, Atlanta.
KLM: Amsterdam (recomendo, a companhia é ótima e o aeroporto é fora do normal, melhor em que eu já fiz escala).
Alitalia: Roma

Depois de verificar os melhores preços, vá no site da companhia aérea e faça a busca por Múltiplos Destinos.
Exemplo:

São Paulo -> Tokyo (escala em Nova York)
Tokyo -> Nova York
Nova York ->Sao Paulo.

Você acabou de ganhar um destino na sua viagem sem pagar nada a mais por isso!

Além disso, existe a possibilidade de comprar a passagem Ida por uma cidade e volta por uma cidade diferente. "Mas e como eu vou chegar na outra cidade?". Para isso você pode pegar um vôo interno, ou se for na Europa, pegar um trem de uma cidade para outra. Para comprar passagem aérea partindo de outros lugares que não seja a origem no brasil eu recomendo o site do Expedia. Eles fazem o papel do Decolar mas é um site americano, eu já comprei vôo interno dentro da China pelo site do Expedia. Além de passagem aérea, eles tem pesquisa de hotéis.
Exemplo:

São Paulo -> Nova York (Ida)
Orlando -> São Paulo (volta)

Passagem extra pelo site do Expedia: Nova York -> Orlando (somente ida)

Geralmente essas passagens internas são muito baratas e valem a pena. O unico ponto de atenção é que os vôos saindo de Guarulhos permitem que cada mala tenha o peso máximo de 32 kg. E esses vôos internos tem um peso máximo bem abaixo dos 32, geralmente em torno de 20 ou 24 kg. E as taxas de sobrepeso são caras. Mas eu descobri um utensilio muito util nesses casos! É uma balança portátil utilizada para pesar peixe, eu uso para pesar a mala antes de ir para o aeroporto! Assim não tem surpresa chegando lá!
Eu comprei no Mercado Livre, mas nesses sites da china como Aliexpress ou Deal Extreme vendem por um preço ridículo que não chega nem $10, com frete grátis.


Basta colocar a mala no gancho e ela diz o peso. Já amarrei um barbante grosso para colocar na mala para encaixar o gancho. #ficaadica

Qualquer dúvida pode me mandar no formulário de contato ou nos comentários. 

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Dicas de viagem

Agora vou revelar o Santo Graal do viajante por conta própria. A principal dica é a organização, você vai ter que ser seu próprio guia de viagem. Tem que se organizar e planejar tudo para que chegando lá você aproveite tanto quanto se tivesse ido com uma agencia de viagem. Eu odeio ser pego de surpresa, por isso eu planejo nos mínimos detalhes antes de ir. Chegando la parece que eu viajei por agencia, só vou mostrando os comprovantes nos lugares e pronto!
Você vai ter que ter um Smartphone ou levar tudo impresso! Eu faço os dois só para garantir! Segue abaixo uma lista dos principais pontos:
1) Google é seu melhor amigo
Já ouviu falar no Google? Ele é o melhor guia de viagem. Basta procurar "O que fazer em XXX" e você vai achar muitos blogs de viagem (como esse aqui) dando muitas dicas importantes. Eu acho melhor que os guias de viagem das agencias de turismo, pois muitas vezes eles nunca nem foram para o destino que estão querendo te vender!!
2) Achar um bom hotel/hostel
Para procurar um hotel/hostel/bed and breakfast use o TripAdvisor. Esse site é a melhor invenção para o viajante por conta própria. Ele diz a opinião das pessoas de hotéis, hostel e etc. Além disso, tem fotos que os próprios viajantes tiraram! Isso é fundamental para evitar surpresas ao chegar no local. Tem muitos sites que tiram a foto do melhor quarto para colocar no site e depois chegando lá é outra história!
Eu começo do melhor classificado e vou descendo até achar o preço que eu estou esperando gastar. Depois pego o nome do local e faço a reserva no próprio site.
3) Transporte Aeroporto-Estadia
O próximo passo é descobrir como sair do aeroporto/estação de trem/ônibus e ir para seu hotel. Se for na Europa, a grande maioria das cidades têm transporte público seguro e confiável, e normalmente a gente encontra essas informações no site do Aeroporto ou no site de turismo da cidade. Eu sou meio preguiçoso e geralmente prefiro pegar um shuttle. A maioria dos países tem o serviço de shuttle (Google novamente). É muito simples, vem um carro/van te pegar no aeroporto e te deixa na porta do seu hotel. Você já viu aqueles caras no aeroporto com plaquinha com o nome de alguém?? É o pessoal desse serviço! Eles saem mais caro que o transporte publico e mais barato que um taxi. Muitos países tentam enganar os turistas, cobrando mais caro pelo taxi. A vantagem desse serviço é que o preço é fixo, não tem surpresa ao chegar no hotel!
Taxi é a minha ultima opção, mas se for em 3/4 pessoas acaba valendo a pena.
4) Como se deslocar no local escolhido.
Para se deslocar no local escolhido o ideal é o Google Maps, mas ele usa a internet para carregar os mapas. Antes de sair eu utilizo o wi-fi do hotel para carregar o mapa do Google Maps para onde eu pretendo ir no dia. Para isso, abra o aplicativo do Google Maps, e abra o mapa do local que você vai, de zoom para que ele carregue os outros pedaços do mapa também. Enquanto você não fechar o aplicativo ele vai ficar carregado e você pode consultar mesmo sem internet! 
Outra opção que eu uso muito é o City Maps 2Go, tem para Android e iOS. Ele usa um outro tipo de mapa que é o OpenStreetMaps. Ele não é tão detalhado e atualizado como o Google Maps, mas por $ 2,99 você carrega o mapa de qualquer lugar do mundo! Além disso, ele tem pontos de interesse como restaurantes, hotéis e atracões turísticas. E depois que voce fez o download do mapa ele funciona totalmente OFFLINE! Nada de pagar tarifa de roaming!E por ultimo para os menos tecnológicos o bom e velho guia de papel! Eu gosto muito da coleção DK - eyewitness travel. Ele é mais barato que os guias da folha e tem muitas fotos. Eu gosto de guias com fotos para eu ver (literalmente) aonde eu estou indo. A única desvantagem é que ele está em Inglês.
5) Internet
Eu não sou viciado em internet mas quando eu estou em um lugar novo eu me sinto seguro sabendo que eu tenho acesso ao google a qualquer hora uhauhahuuha. Até mesmo para falar pelo whats app com as pessoas que ficaram por aqui ou outros membros do grupo. Então você pode fazer um plano de internet com a sua operadora do Brasil (caro demais normalmente). A segunda opção é chegar no lugar e comprar um chip pré-pago chegando no aeroporto. Eu não curto muito essa escolha pois seu numero muda toda hora e cada pais tem uma regra/plano. Se você for ficar em um único país a viagem toda, pode ser uma boa opção.
A melhor opção e que demorei muito tempo para descobrir é comprar um chip chamado Global. "Como assim Global?". O chip que eu uso tem tarifas competitivas em quase todos os países do mundo. Então você vai falar "Mas eu posso usar o meu da Claro também". Pode mesmo, só que a tarifa desse chip é muito mais barata. E o preço para utilizar nos EUA é ridiculo! 
http://www.truphone.com/US/Personal/Truphone-SIM/Overview/
Por $29,99 eles mandam o chip na sua casa já com $15 de crédito! Nos EUA custa $0,15 o MB então você já tem 100 MB para usar! E ainda seu numero é fixo, você pode usar ele como referencia em reservas, caso aconteça algum problema o hotel pode entrar em contato com você, o serviço de shuttle e etc. Além disso, ele é pré-pago, não vai ter surpresa chegando em casa.
Cada país tem uma tarifa, basta consultar no site. Não vai dar para ficar vendo video no youtube, mas para fazer uma consulta eventual no google, usar o google maps e mandar mensagem no whats app é mais do que suficiente.
7) Arquivo com seu roteiro
Eu acho interessante fazer um documento Word com o roteiro de cada pais/cidade. Eu pesquiso tudo no Google e fico atualizando um arquivo com a estação de metro, horários de funcionamento dos lugares e etc. Depois de pronto, eu uso o Dropbox como backup. Com ele eu tenho acesso aos arquivos em qualquer computador, tablet ou celular. E para garantir o bom e velho papel, eu imprimo tudo! Sempre cobrindo todas as possibilidades.
 8) Agências de turismo locais
Tem passeios que infelizmente você vai ser obrigado a ir com uma agencia de turismo. Dai não tem jeito, tem que pesquisar na internet e ver qual é a melhor opção. Quando eu fui para Cancún eu fui em um shopping local e fechei os passeios por lá. Geralmente se você fizer mais de um passeio e der uma chorada, eles vão dar desconto!
9) Seguro Viagem
Como eu sou prevenido eu sempre faço um. Teoricamente é obrigatório para você ir viajar pela Europa o seguro de vida Schengen. "Que diabos é isso?" Esse seguro tem algumas coberturas mínimas para você entrar no país e não dar prejuízo para eles caso você se machuque!! Nunca me pediram para ver o seguro mas é melhor garantir, vai que ele não vão com a sua cara.
Para quem tem cartão de crédito Visa Platinum (eu tinha o gold e pedi o platinum sem custo algum extra #ficaadica), eles oferecem o seguro! Basta você comprar a passagem aérea utilizando esse cartão e já leva o seguro. Entre no site:
http://www.visa-platinum.com/br/beneficios/certificado-schengen_485.aspx
Você tira o certificado totalmente online, preenchendo um formulário. Eu nunca cheguei a utilizar o seguro, por isso não sei da qualidade do serviço.
10) Tradutor
Tem vários aplicativos tradutores. O melhor mesmo é o google tradutor. Só que para usar ele precisa de internet (por isso o chip com internet). 
Além dele, eu descobri um outro que traduz através da câmera do celular. "E você acha que eu não sei digitar por acaso?'. Imagino que sim, mas se você vai para um lugar como o Japão ou China, onde o alfabeto é diferente...ferrou! Nesses casos entra esse aplicativo CamDictionary. Eu já usei no Japão e funciona! Não é uma maravilha mas quebra um galho no desespero daqueles alfabeto sem sentido algum para nós ocidentais.
Bom é isso! Espero que depois de todas essas dicas você tenha se animado a viajar!

Promoção de passagem aérea na KLM.

Para quem está pensando em viajar no meio do ano para a Europa eu recebi uma promoção de passagem da KLM parece estar muito boa. Foi em uma dessas promoções do newsletter da KLM que eu comprei a minha passagem para Europa. A minha passagem é de ida por Bruxelas e volta por Praga. Fica esperto que a promoção só é valida até 19/02/2014. E melhor ainda, a KLM parcela em 4x sem juros pelo próprio site deles.

Site da promoção

 Para quem não sabe, se você comprar passagem pelo Decolar, Submarino Viagens e etc eles vão cobrar uma taxa pelo trabalho que eles vão ter. Seria mais um intermediário entre você e a companhia aérea que não faz NADA. Por isso que eu sempre uso esses sites para achar o melhor preço, a vantagem é que eles já pesquisam em várias companhias aéreas de uma vez na data escolhida. Em seguida, depois que eu pesquisei a melhor passagem, entro no site da própria companhia aérea e compro por lá mesmo, SEM TAXAS! Único problema é que algumas empresas não parcelam a passagem, já que só existe isso no Brasil. Felizmente não é o caso da KLM! Aproveitem!

Boa viagem a todos!

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Como tudo começou

Muita gente me pergunta "Você já foi para tal lugar sozinho? E o como você fez?". Essa foi a motivação principal para eu resolver escrever esse blog. Eu gostaria de compartilhar com as pessoas como pode ser muito mais econômico e divertido viajar por conta própria (por isso o nome do blog uhauhauha).

Mas ai você vai falar "Ah mas vai dar um trabalho desgraçado hein" ou "Mas e dá tudo certo?" ou "E como você confia no que você vê só pela internet?". E a minha resposta é: Sim sempre dá tudo certo, da um pouco mais de trabalho mas sai muuuuito mais barato. E eu me divirto muito planejando a viagem. Para mim já faz parte do ritual. É muito gratificante você planejar tudo e dar tudo certo!

"Já deu coisa errada?". Sim já aconteceram alguns problemas (mínimos, conto em outro post uhauhauhuha). Como já deu coisa errada com quem já viajou por agência. Vou te falar que quem viaja por agência tem mais coisas a reclamar. Primeiro que você fica extremamente limitado as opções de roteiros e hotéis que a agência oferece. E segundo, você paga por esse serviço limitado uma baita grana.

Ao longo dos posts eu vou mostrar como você pode fazer a sua própria viagem, e compartilhar as minhas experiências e dicas de lugares em que já fui. Em 1 semana irei viajar para Europa, pelos países nórdicos! E a ansiedade me motivou a começar o blog! Espero que gostem e aceito sugestões de posts!