Saindo da Finlândia eu peguei um voo para Bodo. É a cidade mais próxima com voo direto das principais cidades da Europa. Nós tínhamos duas opções para ir para Lofoten que era nosso destino final: Balsa ou Avião. Como a diferença de preço não era tão grande, acabamos optando pela comodidade do avião.
Eu cheguei a noite em Bodo sozinho e ia encontrar alguns amigos que já estavam na cidade. O ônibus para o centro da cidade demorou absurdos 5 minutos! De lá eu fui a pé para o nosso hostel: bodo hostel sjogata. Esses foram os 15 minutos mais longos da minha vida !!! Ao chegar lá estava garoando e frio. Recomendo pegar um taxi se sua mala estiver pesada como a minha.
Nós saímos para comer algo na cidade e encontramos um burger king em um shopping bem no centro. E foi essa minha experiência na cidade.
Logo ao acordarmos já tomamos café da manhã e voltamos para o aeroporto com o mesmo ônibus que tínhamos ido ao centro.
Vista do avião indo para Lofoten
- Primeiro dia - Lofoten
Ao chegar em Lofoten percebemos que estávamos no meio do nada! Não havia nenhum funcionário dentro do "aeroporto". A nossa intenção era alugar um carro para usar durante nossa estadia de 4 dias na ilha, porém ao chegar no stand da hertz não havia ninguém e nenhum funcionário que pudesse nos ajudar.
Check-in e Esteira na mesma foto!
Começamos a olhar do lado de fora do aeroporto e vimos uma casa amarela do lado esquerdo saindo do aeroporto. Fomos até lá e foi ali que conseguimos finalmente alugar um carro pela AVIS.
Carro Alugado.
Após pegarmos o carro passamos no mercado para estocarmos no hostel. O melhor mercado que encontramos foi um BUNNPRIS. O preço era muito bom se você comparar a comer em restaurantes. E na Noruega essa diferença é mais que o normal!
Cervejas Norueguesas
Nem o salmão é barato lá!
A moeda da Noruega é a coroa norueguesa. Quando eu fui a conta era aproximadamente metade do preço para chegar no real. Portanto esse Salmão estava custando de 125 a 150 reais!
Sala/Cozinha do hostel.
O nosso hostel parecia um hotel. Estávamos em 5 pessoas e tínhamos alugado 2 cabanas. Uma delas era tão grande que acabamos ficando todos na mesma!
Recomendo esse hostel!
Café da manhã que compramos no mercado,
Recepção do hostel.
Salão do café da manhã/jantar.
Cabanas do hostel onde estávamos.
Chegamos bem cedo e já fomos visitar o Museu Viking da cidade. O Museu funciona em diferentes horários e dias dependendo da época do ano. Veja no site os horários:
http://www.lofotr.no/en/Open-/br-Prices
O preço é 140 NOK - 70 reais.
O Museu é pequeno porém vale a pena de ser visitado.
No museu você pode se vestir de Vikings.
Utensílios de casa e vestimentas.
Foto do Museu do lado de fora.
Barco viking em exposição.
O Lugar é muito bonito e aberto, ideal para fazer um piquenique e conhecer melhor as tradições e a cultura Viking.
- Segunda Dia - Lofoten
Na noite do primeiro dia pegamos um guia da cidade na recepção do Hostel e escolhemos um Hiking para fazermos. Aproveitamos que o dia estaria ótimo.
Perto do Hiking tem uma praia linda chamada "Hauklandstranda" onde tiramos algumas fotos. Como estava muito frio ninguém se arriscou a entrar na água!
Esse Hiking não é fácil, e se você não tem um bom preparo físico, é melhor não fazer. Não há uma trilha bem demarcada e ela é bem inclinada.Demoramos aproximadamente 6h entre a subida e a descida. Portanto planeje bem o horário para não ficar no topo da montanha quando anoitecer!
Placa indicando a praia perto do estacionamento.
Praia incrível!
Deu até vontade de entrar na água se não fosse os 11 graus da temperatura.
Em seguida já partimos para o Hiking
Vista incrível da paisagem Norueguesa nesse Hiking
Vista no Base Camp 3 onde paramos para descansar antes de seguir a subida final até o topo
Ultima vista antes de iniciarmos a descida
No topo da montanha tem um livro onde você pode deixar registrado que conseguiu chegar ao topo.
Já quase no ponto mais baixo da montanha voltando para o carro.
Chegamos no hostel bem a tempo de ver a Super Lua. A maior Lua cheia em 30 anos (27/09/2015)!
Vista da lua do nosso hostel
Como o tempo estava bonito ficamos de olho no céu em busca da Aurora Boreal! Conseguimos ter uma vista do nosso hostel e fomos atrás delas. Pegamos o carro e fomos para um local bem afastado, sem luzes da rua para podermos tirar as fotos abaixo!
Para tirar esse tipo de foto, você precisa de uma camera semi-profissional. Caso tenham duvidas da configuração da camera ou especificações eu explico melhor no meu post anterior sobre minha viagem para a Islândia!
No dia seguinte fomos para uma cidade próxima chamada Svolvaer. Ela estava a aproximadamente 80 km de distância da onde estávamos.
Não tinha muita coisa para fazer na cidade: alguns museus pequenos, um shopping e etc.
Procuramos no TripAdvisor por atrações na cidade e encontramos o Magic Ice!
É um bar todo de gelo com várias esculturas também de gelo! O preço para entrar é 165 NOK, então é bem salgado para ficar pouco tempo como nós ficamos.
Entrada do bar
Esculturas de gelo!
Ao pagar a entrada você já ganha um drinque
O bar é bem interessante porém era frio demais para o nosso gosto. A temperatura interna é de -6 graus e não conseguimos ficar muito tempo lá mesmo estando com um casaco que eles oferecem na entrada.
- Terceiro dia - Lofoten
Ultimo dia na cidade e pretendíamos fazer algum passeio natural. Porém o dia não ajudou, estava com ventos de 72 km/h do lado de fora e uma chuva torrencial. Ficamos o dia inteiro presos na recepção do hostel que era o único lugar tinha wi-fi (não tinha nos quartos).
Despedida de Lofoten
Acabamos sendo convidados para festa de aniversário do dono do Hostel! No fim tivemos um fim de noite mais animado!
A festa de aniversário e as pessoas do hostel muito amigáveis.
No dia seguinte fomos para Bergen para o casamento do meu amigo que originou toda essa viagem!