sábado, 29 de março de 2014

Oslo - Noruega

Saindo de Bergen eu peguei o tour Norway in a Nutshell que eu já tinha reservado do Brasil em direção a Oslo. É um tour mas não tem guia. Basicamente eles reservam todo o roteiro para você, são 5 passagens: trem + ônibus + barco + trem + trem. Esse tour passa pelo melhor dos fiordes Noruegueses. Talvez seja melhor fazer esse tour no verão, quando eu fui o tempo não ajudou muito como vocês podem ver nas fotos. No meu caso eu não tinha muita opção, primeiro porque eu já tinha reservado, e segundo, eu tinha uma passagem de trem de Oslo para Estocolmo. É bem tranquilo de você fazer esse tour com as malas, pois um transporte já é engatilhado no outro, não tem muito deslocamento para ir de um para o outro.

Ônibus para pegar o passeio de barco pelos fiordes.


Saindo do ônibus você desembarca nessa estação para pegar o barco para os fiordes. No dia que eu fui estava tudo fechado e eu tive que ir até um posto de gasolina próximo para comprar algo para comer e beber.


Vista dos fiordes do barco.






Depois do passeio de barco você pega um trem que faz uma parada nessa cachoeira congelada!


O passeio te deixa em Oslo as 22:45, eu já fui para o hotel e no dia seguinte fui visitar o museu com os barcos Viking em Oslo. O museu é bem pequeno como você pode ver na foto. Eu peguei um ônibus e foi bem rápido, uns 15 minutos aproximadamente do centro da cidade.


Barco Viking dentro do museu!


Como vocês podem ver na foto, mais um dia de chuva. Eu não tirei muitas fotos de Oslo porque eu fiquei um dia só na cidade e acabei pegando um dor de garganta bem forte. Achei melhor ficar de repouso no quarto para recobrar as forças, já que no dia seguinte eu iria para Estocolmo! E também eu não tinha mais nenhum ponto de interesse na cidade além do museu Viking.


Palácio real de Oslo (parece a casa rosada só que amarela).


É isso ai pessoal! O próximo será da Suécia!

terça-feira, 25 de março de 2014

Tromso - Noruega

E chegamos em Tromso! Pegamos um vôo de Bergen para Tromso da companhia Wideroe, foi a mais barata que encontramos. Eu comprei a minha passagem e a do meu amigo na mesma reserva, garantindo os dois assentos no mesmo avião. Eu recomendo que sempre seja dessa maneira para não correr o risco de só ter uma passagem, deixando sua companhia de viagem para um outro vôo.

Vista do avião chegando em Tromso


Chegando no aeroporto tem um ônibus que vai parando nos principais pontos da cidade. A cidade é tão grande que em 7 minutos já estávamos na parada mais perto do nosso hotel, ficamos no hotel Smart Hotel. Foi o mais barato que achamos e eu gostei muito. O hotel tem um café da manhã muito bom, e os quartos todos novos, apesar de pequenos.

Vista da rua do hotel.


Após a nossa chegada, saímos para comer alguma coisa e demos uma volta pelo porto, uma região muito boa para comer ou simplesmente dar uma volta e sentir o ar gelado de Tromso!


Fomos conhecer os bares locais e começamos a conversar com um pessoal que mora em Tromso. Eles disseram que após as 2 horas da manha é proibido vender bebida alcoólica nos bares e depois das 6 da tarde não pode mais vender nos mercados também! As cervejas são muito caras nos bares, na faixa de 9/10 euros o copo de meio litro. Se prepare para gastar!! 


No dia seguinte tínhamos reservado o passeio Dogsledding in the Lyngen Alps! Como tudo é caro na Noruega, os passeios não são diferentes. Esse passeio é sensacional, recomendo muito. Você pega um ônibus e um barco para chegar no local onde será realizado o passeio.


Chegando lá eles irão fornecer toda a estrutura necessária para que você se proteja do frio e não fique cheirando cachorro molhado depois do passeio!! Você pode ficar com suas próprias roupas, mas eu achei melhor trocar tudo, para não estragar nenhuma das roupas que eu levei.


A guia vai na frente do grupo para garantir a segurança. O passeio é sensacional! Você se sente um verdadeiro explorador das neves!!


Depois do passeio eles servem uma sopa de almoço e te trazem de volta para a cidade. Mas ninguém vem para Tromso para fazer dog sled certo?? Em seguida reservamos o passeio Northern Lights from Tromsø. Você é levado para uma cabana de caçador, aproximadamente uma hora da cidade. Chegando lá você fica esperando a Aurora Boreal aparecer. Enquanto espera, o guia coloca lenha para esquentar, e tem café e biscoitos! O guia foi muito simpático e ficamos conversando todo o tempo já que começou a nevar!!


Quando já estávamos quase desistindo, o tempo começou a abrir e a Aurora apareceu!!!



Decidimos economizar, já que tínhamos feitos dois passeios caros no mesmo dia, e fomos visitar as atrações turísticas da cidade. Atravessamos essa ponte e pegamos um trem para o topo da montanha mais próxima.


Vista do topo da montanha.


Recomendo a todos irem lá, mas leve alguma coisa para comer pois quando eu fui a lanchonete estava fechada. É um lugar muito bom para fazer um piquenique e passar o dia.
Para quem gosta de esquiar tem uma montanha próxima a essa com toda a estrutura de esqui.


Quando pegamos o trem encontramos um brasileiro que nos deu uma dica muito valiosa. Ele nos disse que podíamos fazer a nossa própria caçada a Aurora, bastava ir perto de um lago congelado que tem na cidade. Nós fomos até lá perto (eu não tive coragem de ir em cima do lago onde seria o ponto mais escuro). De lá conseguimos ver a Aurora novamente!




Na manhã seguinte tínhamos um tempo sobrando antes de ir ao aeroporto e fomos dar uma volta na cidade para comprar alguns presentes para o pessoal no Brasil.


Próximo post será sobre a viagem pelos fiordes noruegueses e Oslo!
Abraços!


sexta-feira, 21 de março de 2014

Noruega - Bergen - Visita 1

Após um tempo sem escrever finalmente estou de volta!! Não consegui tempo de escrever os posts enquanto viajava!! Agora estou de volta e já preparando os novos posts!!! 

Depois da Islândia eu fui visitar o meu amigo em Bergen!! Peguei um vôo de Reykjavik para Bergen, com escala em Oslo. 
A moeda da noruega é o NOK e quando eu fui a cotação era de 1 Euro para aproximadamente 8 NOK. Então se prepare para fazer a tabuada do 8!! 
Chegando no aeroporto meu amigo me falou para pegar um ônibus chamado Flybussen que te deixa no centro da cidade, e ele me pegaria lá. Eu peguei esse ônibus na saida do aeroporto (não tem como errar pois o aeroporto é minúsculo), custou 90 NOK (aproximadamente 11 euros) e em 25 min já estava no centro da cidade.
Chegando no centro pegamos um bonde que passa pela cidade toda até chegar na casa dele, muito fácil o transporte com as malas. Na hora de comprar o passe do bonde, ele recomendou para quem for visitar a cidade comprar o passe de 24h. Em 3 viagens já compensa pegar esse ticket.



A cidade não tem muitos pontos turísticos, em um dia você consegue ver tudo, mas eu gostei muito de ter conhecido. E leve um guarda chuva pois chove 300 dias por ano lá devido as montanhas que tem em volta da cidade.

Vista perto da casa do meu amigo, muito lindo a montanha com todas as casinhas coloridas. Paisagem típica da cidade e rara se você observar que o céu está limpo!!


Perto do mercado de peixe você pode tirar a foto clássica das casas coloridas em Bergen!



Perto do porto tem um bondinho que leva ao topo de um das montanhas ao redor da cidade. Vale a pena subir para ter uma linda vista da cidade. Tem um restaurante e um parque no topo da montanha.



Ótimo parque para piquenique ou simplesmente para dar uma corrida matinal.


Foto da cidade perto da montanha.


O verdadeiro bacalhau norueguês você irá encontrar no mercado de peixe. E um dos principais pontos turísticos da cidade. Recomendo passar por lá e almoçar o bacalhau fresco em um dos restaurantes dentro do mercado. Sensacional!



Bacalhau Norueguês do restaurante no porto.


Se você é brasileiro, provavelmente não tem roupas adequadas para o frio das cidades ao norte. Depois daqui eu e meu amigo fomos para uma cidade ao norte chamada Tromso. Lá nós iríamos ver a aurora boreal, porém a temperatura média na cidade é negativa para essa época do ano! Meu amigo recomendou ir nessa loja para comprar roupas de frio muito baratas. Essa loja se encontra no centro da cidade, muito fácil de achar.


Casaco que eu comprei por lá 30 euros. Salvou a vida em Tromso.


Bota de inverno impermeável, ideal para aguentar o frio enquanto espera para ver a Aurora Boreal.



O próximo post será de Tromso e mais uma aurora Boreal!!



domingo, 2 de março de 2014

Islândia

Depois de Bruxelas eu peguei um vôo para Islândia! Comprei a passagem no site do Expedia, como já havia mencionado no post de dicas. Eu já tinha reservado um ônibus chamado FlyBus que te pega no aeroporto e te deixa no hotel, vale a pena pelo preço. Ele custa 2500 ISK (moeda da Islândia, algo em torno de 15 Euros). Se comprar online você ainda ganha desconto. A moeda da Islândia está hoje em torno de 1 euro = 160 ISK.

Durante toda a viagem eu não troquei nem um centavo para o dinheiro local, usei somente o cartão de crédito, mesmo com os 6,38% de IOF. A praticidade vale o custo!


Foto da vista do avião chegando em Reykjavik




Eu fiquei no hostel Loft e gostei bastante pela localização. Os quartos são bem pequenos mas já é de se esperar de um hostel. De qualquer forma eu mal fiquei no quarto. Em cima do hostel tem um bar que você pode ver a vista da cidade.



Assim que eu cheguei eu fiz check-in no hostel e pedi para a recepcionista verificar como estava a previsão do tempo para aurora. Ela disse que estava sensacional! Que eu deveria ir! Eu estava cansado mas encarei o desafio. Eu fechei um dentre milhares que tinha por lá. Todos são bem parecidos, você vai em um ônibus de turismo se afastando da cidade e os guias se conversando para saber qual é o melhor local para ver as luzes. Assim que elas aparecem, todo mundo desce do ônibus e fica olhando para o céu!! E enquanto espera as luzes aparecer, você toma um chocolate quente com cookies! 
Eu dei muita sorte e logo no primeiro dia vi luzes sensacionais!! Olhem as fotos!
Para fotografar a aurora segue algumas dicas:

  1. Tripé é pré-requisito.
  2. Camera que consiga ficar com 30 segundos em exposição.
  3. ISO configurada no 800.
  4. Muitas roupas de frio.









Eu reservei antes de ir dois tours com a empresa Icelandic Mountain Guides. Por ter reservado os dois eles me deram 15% de desconto. Por isso vale a pena pesquisar e reservar com antecedência. Eu gostei muito dos dois passeios e recomendo fortemente. O meu guia dos dois dias foi o mesmo e ele foi demais! 
  1. Goldcn Circle and Magic Nights
  2. Glacier Walk and Northern Lights

Primeiro dia Golden Circle and Magic Nights:

Parque Nacional




A cachoeira maravilhosa Gullfoss


Geysers


Para encerrar o dia fomos em uma piscina aquecida com agua de fonte geotérmica: Laugavartn Fontana spa. E, no mesmo local, jantar incluso muito gostoso. Em seguida, você fica esperando enquanto os guias se conversam, no caminho de volta você vai tentar achar as luzes da aurora. Nesse dia não vimos nem sombra das luzes!!

Segundo dia:  Glacier Walk and Northern Lights

A geleira é muito longe da cidade, umas 3h dirigindo. O passeio começa as 11:30 então depois de duas horas tem uma parada para o almoço em uma lanchonete. 
Após o almoço você tem a chance de conhecer como os povo da Islândia viveu no passado, um museu pequeno mas muito interessante.

Barco usado para pesca pelos antigos Islandeses


Reconstrução das casas em que eles viviam



Depois do museu finalmente o ápice do dia: a Geleira! Você coloca uns espinhos de metal no tênis para poder andar na geleira. Além disso, você receberá um martelo para servir de apoio durante a caminhada. E a caminhada no gelo é sensacional! A sensação de um verdadeiro explorador!




Após a caminhada, parada para o jantar e na volta tentativa de ver a Aurora novamente. Dessa vez ela deu as caras mas bem fraca. Logo já sumiu e tivemos a volta para casa sem Aurora!



No dia seguinte reservei o onibus para ir para a Blue Lagoon. É um lago aquecido com as aguas fonte geotérmicas. É um lugar muito diferente e é uma delicia ficar por lá algumas horas. Além disso, eles dizem que a agua tem propriedades regenerativas, inclusive você coloca na pele uma lama branca que se forma, que é muito utilizado em spas. Recomendo pegar o passeio já com a entrada. Eu comprei só a passagem de ida - volta e peguei uma fila enorme para comprar a entrada do spa.



Depois de voltar da lagoa, eu tirei a tarde para andar pela cidade e conhecer um pouco Reykjavik. É uma cidade bem pequena e você consegue conhecer tudo em uma tarde.



Bom é isso ai pessoal! Espero que tenham gostado da Islândia! Próximo destino Noruega!

Até mais!