quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Dinheiro em sua viagem internacional

Fim do ano está chegando e você comprou sua viagem internacional. O décimo terceiro caiu na conta e agora? Uma das maiores dúvidas de quem vai viajar é de como levar o dinheiro necessário para a viagem. Vai depender muito da sua viagem para escolher qual é a melhor forma e a melhor moeda.

Cambio reais pesos uruguaios uruguai montevideu


Segue um resumo da melhor opção de moeda para cada país, dependendo do destino:

  • EUA, América do Sul e América Central: Dólar. A maioria das moedas da América do Sul vende no Brasil mas a taxa de troca é péssima. A melhor opção é levar o dólar e trocar direto na cidade. 
  • Europa: Euro. A maioria dos países acabam aceitando Euro em vários estabelecimentos mesmo que a moeda local não seja essa. Porém o ideal é trocar em uma casa de cambio que a taxa de troca deve ser melhor que nos estabelecimentos.
  • Resto do Mundo: Dólar ou Euro. Para os outros países qualquer uma das outras moedas serão bem aceitas.

Pronto! Já escolheu qual moeda precisa levar e agora? Existem diversas maneiras de como levar o dinheiro para a sua viagem. Listarei as principais e as suas vantagens:

1) Dinheiro em espécie: Basta chegar na casa de câmbio com seu CPF e levar a grana para casa! Se for comprar muita moeda peça a conta da corretora e faça um TED/DOC.

Vantagem: Pagar apenas 0,38% de IOF.

Desvantagem: Corre o risco de alguém levar toda sua grana caso seja assaltado. Porém se você vai para países da Europa ou para os EUA esse risco é muito baixo.


2) Dinheiro em cartão pré-pago: Você faz um cartão em algumas casas de cambio que funciona como se fosse um cartão de débito. Você carrega com a moeda escolhida e garante no câmbio do dia que carregou. Apesar de funcionar como cartão de débito eu só consegui passar ele como Crédito nos lugares. Fique esperto!

Vantagem: Não tem o risco de perder o dinheiro em caso de assalto. Além disso, você já sabe quanto vai pagar pela moeda comprada. Não corre o risco de passar no cartão de crédito e ficar rezando para o dólar cair quando for pagar a fatura.

Desvantagem: Pagar 6,38% de IOF.


3) Cartão de Crédito: Simplesmente passar seu cartão de crédito Visa/Master/Amex nos estabelecimentos. Não esqueça que o cartão de crédito tem que ser internacional. Além disso, você precisa ligar na central de cartão de crédito do seu cartão e avisar que você vai viajar. Isso chama aviso de viagem. Se não fizer isso eles podem achar que seu cartão foi clonado e bloquear seu cartão!!

Vantagem: Não ter que ir na casa de câmbio.

Desvantagem: Pagar 6,38% de IOF e você fica sujeito ao câmbio do dia do vencimento da fatura. Você só saberá o quanto vai pagar em Real no momento que pagar a fatura.


4) Saque direto da conta: Você pode ir em caixas eletrônicos e sacar direto da sua conta com seu cartão de débito na moeda local.

Vantagem: A taxa de conversão é melhor que a da casa de cambio. E se você for para vários países com várias moedas não precisa ficar indo em casas de câmbio.

Desvantagem: Pagar 6,38% de IOF e dependendo das regras da sua conta você pode pagar uma taxa por saque. E ainda tem uma taxa fixa do caixa eletrônico. O ideal é sacar tudo que for precisar de uma vez. Só fique atento que a maioria dos caixas tem um limite máximo por saque como aqui no Brasil. Exemplo das minhas taxas: R$9,00 por saque (taxa da minha conta corrente) + $2,5 por saque (tarifa do caixa eletrônico).


5) Traveler Cheque: Esquece! Ninguém mais usa isso hoje em dia!


Resumindo: Quase todas as formas de levar o dinheiro vai ter a taxa de 6,38% de IOF menos o dinheiro em espécie. Ainda tem uma forma de tentar burlar o IOF que eu não testei. Se você tiver conta no Banco do Brasil pode pedir para habilitar sua conta internacional. Dessa forma eles irão te mandar um cartão americano e ao usar esse cartão você não pagará o IOF. Você terá que ter duas contas e transferir da Brasileira para a Americana. Não sei ao certo as tarifas envolvidas. Se alguém já tiver feito dessa forma deixe seu comentário no post!







domingo, 20 de julho de 2014

Estadia em Nova York e em outras grandes metrópoles.

         Uns dos destinos mais procurados por brasileiros é Nova York. E não podia faltar um post com dicas de estadia na Big Apple! Os preços podem acabar assustando dependendo da época da sua viagem. É uma cidade que todos devem visitar pelo menos uma vez na vida e tem estadia para todos os bolsos!! Além disso, todas essas dicas servem para outros países e cidades do mundo.



  1. Hotéis

          Para quem faz questão de serviço de quarto, arrumadeira e muito conforto terá que ficar em um hotel.

  2. Hostels

          Para quem não faz a menor questão de conforto e só quer um lugar para dormir, afinal o que você menos vai fazer é ficar no quarto.

  3. Alugar um apartamento

           Eu explorei essa opção recentemente e descobri que é Sensacional! Alugar um apartamento geralmente custa entre um Hostel e um Hotel. Eu achei um apartamento mais barato que um hotel e bem melhor! E você vai se sentir como um verdadeiro morador da cidade.

  4. Bed and Breakfast
                  Essa opção está entre alugar um apartamento e um hostel. Geralmente é um lugar menos                 luxuoso que um hotel mas ainda assim com algumas facilidades de um hotel: café da manha,                   roupa de cama e etc. Eu fiquei em um em Nova York uma vez muito mais barato que um hotel e           gostei muito.

Principais sites para você achar o melhor lugar:
  • Airbnb :  Site é muito bom! Os apartamentos tem muitas fotos e tem vários processos de autenticação e segurança. Você tem que se autenticar e o proprietário também! Mantendo o processo muito mais confiável. Você centraliza no mapa a localização que pretende ficar e ele mostra todos os apartamentos disponíveis na região! Além disso, você consegue alugar apenas um quarto em um apartamento, diminuindo muito o preço da estadia.
  • Hostel Worldwide:  É um dos melhores sites de hostel, basta colocar seus dados e procurar! Tem muitas reviews nele, vale a pena. Eu reservei vários hostels na Europa da minha ultima viagem nesse site.
  • Travel Pony :  Esse site tem promoções muito boas!! Ele não tem todos os hotéis das cidades mas apenas os principais ou em quais cidades eles tem desconto. Ele só tem hotéis nos EUA.
  • Tripadvisor : A principal vantagem do site é que ele já compara várias fontes, evitando você de ter que entrar em todos eles e comprar um por um. Além disso, a maioria dos hotéis tem muitas fotos que os próprios hóspedes tiraram, dando mais confiança que aquelas fotos mostradas no site do próprio lugar. Mesmo quando eu reservo por outro lugar eu entro no TripAdvisor para ver as fotos e opiniões que outros viajantes colocaram.
  • Decolar: Apesar do nome, o site é muito bom para escolher hotéis, principalmente se você pretende parcelar a sua estadia!
  • http://www.hoteis.com/: Entra na mesma categoria do Decolar, pois ele parcela a estadia em até 12 vezes.
         O meu procedimento é achar um lugar em um dos sites acima e depois eu tento entrar no site do proprietario para ver se tem como reservar diretamente com ele. Caso não seja possível, ou o preço esteja mais alto do que algum outro site (isso pode acontecer), eu reservo no site mais barato e após receber o email de confirmação, eu entro em contato com o proprietário para confirmar os dados da minha reserva. Eu sou Analista de Sistema e sei que sistemas podem falhar! Por isso, um email do proprio lugar confirmando a reserva é sempre a sua maior segurança!

          Se alguém quiser dicas de lugares em que eu já fiquei é só colocar a pergunta nos comentários! Além disso, se souberem de mais algum site bom para reservar coloquem nos comentários que eu vou acrescentando na lista!




domingo, 1 de junho de 2014

Internet no celular - Chip Pré-Pago

O celular é uma ferramenta muito util para o viajante por conta própria. Mas para poder utilizá-lo sem pagar taxas absurdas de roaming é necessário comprar um chip extra para utilizar no país em que você vai viajar!
Se você for um usuário pesado da internet no seu celular vai ser obrigado a comprar um chip local, nos EUA e na Europa é possível comprar um chip com um plano razoável por uns 60/70 dólares. Na Europa é mais difícil pois geralmente você vai para vários países! 
Eu não gosto de ter muito trabalho nessa área, eu sempre aproveito qualquer wi-fi disponível que eu encontro para postar no facebook, olhar no google maps, whats app e etc.



Porém me da uma segurança adicional saber que se precisar eu posso usar a internet, tanto para procurar algo no google, quanto para me localizar no mapa, ou até mesmo falar com o pessoal de casa. Além disso, se eu precisar ligar para algum lugar para confirmar a reserva e etc, como eu farei??
Eu pesquisei em muitos lugares pois eu queria um chip unico, que me desse uma tarifa razoável em vários países. É claro que esse chip nunca terá a tarifa mais barata do que a de um chip local. Mas pela praticidade de sair do avião com um celular funcionando eu acho que vale muito a pena! Eu já uso a algum tempo, uns 4 anos e nunca falhou! 
O chip que eu uso é o da empresa truphone.


Cada país tem uma tarifa diferente, abaixo segue as tarifas:


Recentemente eles baixaram algumas tarifas, principalmente a dos EUA. Está saindo $0,09 o MB, portanto com 9 dólares você tem 100 MB! Para mim isso já é mais que o suficiente!
O chip custa 30 dólares com envio de graça para qualquer lugar do mundo. Desses 30 dólares, ele já vem com 15 dólares de crédito.
Recomendo a todos! E como ele é pré-pago você consegue controlar muito melhor seus gastos. Ainda tem a opção de configurar que toda vez que chegar em 5 dólares ele coloca mais 15 dólares de crédito! Assim você nunca vai ficar na mão.
Agora não tem mais desculpa para não mandar mensagem para os familiares dizendo que chegou! 


sexta-feira, 9 de maio de 2014

Viagem por conta vs agência de turismo - Escandinávia

Escrevo esse post para mostrar a diferença de preço entre uma viagem marcada por agência de turismo e se você fizer tudo por conta própria. O mais próximo que eu encontrei da viagem que eu realizei agora foi um pacote terrestre (sem incluir passagem aérea de ida e volta) da CVC de 12 dias "Brasileiros na Escandinávia". O preço pelo pacote mais barato foi R$7951,00 e o preço médio foi R$ 9000,00. Eu não vou dizer o quanto esse preço é absurdo, eu vou MOSTRAR!

Roteiro



O roteiro inclui Copenhagen, Bergen, Oslo e Estocolmo. Tem alguma parada em algumas cidades menores por causa dos fiordes, como Lofthus.

O meu roteiro depois da Islândia foi Bergen (3 dias), Tromso (3 dias),  Bergen (1 dia novamente), Tour pelos Fiordes(1 dia), Oslo (1 dia ), Estocolmo (3 dias) e Copenhagen (3 dias).

Algumas observações:

1) O passeio deles pela Escandinávia não inclui nenhuma cidade que da para ver a Aurora Boreal!!
2) Eles dão várias sugestões de passeios mas quase nada incluso no pacote.
3) Eu achei muito pouco tempo em cada cidade, você vai ver realmente só alguns pontos principais.

Estadia


Em média eu paguei uns 60 euros pela estadia em hostel, porém sempre em quarto privado. Os hostel da Europa são praticamente hotéis, eu gostei de todos e recomendo.
Total=60*12 = 720 Euros = 2400 por pessoa.
Observação, a diferença era muito pouca ou quase nenhuma entre quarto para 1 ou para 2 pessoas. Já que todos os quartos que eu fiquei eram privados.
Quem quiser saber mais detalhes, entrem no meus posts e vejam os lugares em que eu fiquei.

Transporte


Tour pelos fiordes Bergen -> Oslo = 190 Euros = 640 Reais (Caro mais é um passeio que sai de manhã as 8:30 e chega a noite em Oslo as 22:45)

Passagens de trem Oslo -> Estocolmo + Estocolmo -> Copenhagen = 50 euros nas duas = 170 reais.

Taxis, metro, onibus e aluguel de bicicleta  (incluindo deslocamento para hostel e transporte para os pontos turísticos na cidade) =200 euros = 670.

Total por conta = 3880 reais, vamos arredondar para 4000.

Comparação final



Viagem fechada por conta: R$ 4000 por pessoa
Viagem fechada por agência de turismo: de R$8000,00 a R$ 9000 por pessoa

Sai menos da metade! E é por isso que eu digo que não vale a pena fechar com agência de turismo. Sem contar na liberdade de escolher o numero de dias, os passeios que você vai fazer e etc.
Se você for viajar em mais de uma pessoa sai mais barato ainda, pois você pode dividir a estadia, até pensar em alugar carro e etc.



terça-feira, 6 de maio de 2014

Praga - Republica Tcheca

E finalmente Praga! Eu pensei em vir de trem, mas consegui achar uma passagem tão barata que eu resolvi vir de avião mesmo. Vim pela empresa aérea Norwegian. Gostei muito dessa companhia aérea e recomendo a todos. Tem Wi-fi no avião! Para todos que viajam por conta Wi-fi faz muita falta!
Chegando no aeroporto eu peguei um trem para o centro da cidade e peguei um taxi de lá para o hostel. Eu fiquei no hostel Miss Sophies. É a uma quadra do metro e tem um café da manha sensacional, me disseram que era uma dos melhores cafés da manha de Praga.

O que vocês acham?



Cheguei a noite e já fui procurar um lugar para jantar. Me recomendaram um restaurante que fica a 2 quadras do hostel e que eles fabricam a própria cerveja. Realmente gostei muito do lugar e recomendo:
Pivovarský dům - Ječná 14 - 120 44 Praha 2 -República Tcheca


Acordei no dia seguinte com esse dia chuvoso e nublado. Eu tinha colocado na minha lista de possíveis coisas a serem feitas ir em um outlet! Outlet em praga? Pois é! Eu fiquei muito curioso e aproveitei que o clima estava péssimo para ir lá.


Para chegar lá basta ir até a estação "Depo Hostivař" e pegar o ônibus para o Fashion Arena. Esse é o nome do outlet!


Aqui está a foto que tirei de lá e no fim o tempo abriu! Ele se parece muito com os outlets de Miami/Orlando. Os preços são bem acessíveis, vale a pena ir se você está pensando em fazer compras. 


No segundo dia em praga, eu descobri que tinha um tour de graça que saia do hostel para os principais pontos da cidade. É de praxe dar 200 coroas para o guia (4 euros). Eu achei que valeu a pena pois o guia vai contando a história de cada lugar. E essa cidade tem muitas histórias para contar! 


Parte judaica da cidade.


Passamos na frente da casa do Kafka!


O relógio astronômico é sensacional! Ainda mais porque eu fiz Astronomia. A cada hora ele faz como aqueles relógios antigos onde o cuco sai. Vale a pena passar lá, você saberá quando está para acontecer pois fica lotado de gente na frente do relógio um pouco antes de cada hora.


Depois de ver o relógio dar seu show, eu descobri que você pode subir na torre em que ele está e ver a vista da cidade do alto. Passeio recomendado!


Encontrei umas barracas vendendo esse tipo estranho de batata! Muito boa!


Terceiro dia em Praga eu atravessei a ponte Carlos (Karluv most) para ver o Castelo de Praga.



Ao chegar lá depois de subir uns 5 km a pé (não deve ser tudo isso mas pareceu), eu descobri que não é realmente um Castelo! Na verdade é um conjunto de construções cercado por um muro que é chamado de Castelo. Eu estava esperando encontrar um Castelo mesmo. Tem igreja, basílica, um coleção de armas e etc.





Coleção de objetos de tortura. Parece que você está em um filme de terror essa parte, o lugar é bem estreito!


Onde tem a coleção de armas você pode ver como é a sensação de atirar com uma besta.


Ao voltar para o hostel aproveitei e tirei algumas fotos da cidade a noite para fechar a minha viagem com chave de ouro!


E assim foi minha aventura pelos Paises Nórdicos, Bruxelas e Praga! Espero que tenham gostado.

segunda-feira, 21 de abril de 2014

Copenhagen - Dinamarca

E finalmente o ultimo dos países Nórdicos a Dinamarca! Como expliquei no post da Suécia, eu vim de trem para Copenhagen. Chegando na estação central, eu tive a brilhante idéia de ir a pé até o hostel! Não me pareceu tão longe no mapa, mas com as malas parece que foram uns 10 km!! Eu fiquei no hostel Danhostel Copenhagen City e recomendo bastante. Tanto pelo preço, quanto pela localização! Fica a uns 500 m da estação de trem central! 
Assim que cheguei eu fiz check-in e fui procurar um lugar para almoçar com ajuda do meu mapa offline!



Do lado do hostel fica uma das principais atrações da cidade! O Tivoli parque! Para minha sorte ele estava fechado até o dia 10 de Abril! =/


Você verá bicicletas por todo lado! A cidade foi feita para que as pessoas utilizem a bicicleta como meio de locomoção!


Andando perto do hostel achei essa rua com muitas lojas e restaurantes. Recomendo andar pela região da rua Strøget.


Eu não sabia antes de ir mas em Copenhagen tem muitas Lego Stores! Depois eu fui descobrir que a fabrica da Lego é na Dinamarca! Claro que eu não resisti e comprei um lego do filme do Hobbit! Muito legal como souvenir da cidade!


Na mesma região da Lego Store existi a melhor doceria do mundo! Para quem gosta de doce, tem que ir nessa sensacional. Ela sempre está lotada, principalmente no horário das 16:00h. Recomendo!





Mais fotos da cidade!




Parque Tivoli que infelizmente estava fechado.


No meu segundo dia eu fui visitar o castelo Frederiksborg. Para ir até lá você deve pegar o trem que sai da estação central até a ultima estação Hillerød e chegando lá pegue o ônibus 301, 302 ou 324 e peça para descer perto do Castelo. O castelo parece um filho pobre de Versailles, mas eu recomendo para quem estiver na cidade. A paisagem da região é muito bonita! 



Castelo!


Dentro do castelo tem várias passagens históricas de guerras em que a Dinamarca participou. O ruim é que não tem muitas placas em inglês! Mas dá para entender uma coisa aqui e outra ali! Aparentemente a Dinamarca não ganhou muitas guerras ao longo dos anos! 



Globo Astronomico!


Cama do Rei.


No meu ultimo dia eu resolvi alugar uma bike no próprio hostel para me sentir como um verdadeiro Dinamarquês! O aluguel custou 100 dkk, por volta de 15 euros pelo dia todo. 


O primeiro lugar que eu fui de bike foi Chrstiania, bem perto do hostel também. Essa é uma cidade completamente hippie. Os moradores não pagam impostos e vivem lá livre das obrigações da cidade grande! Você pode ir lá mas não tirar fotos já que fumar e vender Maconha é proibido na cidade. E lá isso rola solto!



Olha a placa!



Um dos muitos parques pela cidade que eu encontrei indo na direção da pequena sereia!



A pequena sereia que é o simbolo da cidade! Realmente pequena!


Eu gostei muito da cidade e do clima dela! Recomendo a todos que visitem!
E assim acaba o tour pelas cidades nórdicas! No próximo e ultimo post da minha viagem será Praga!